Pipoca de Milho

29082018
Share Button
Contém mais antioxidantes e polifenóis que as frutas

As pipocas de milho não têm gozado de boa reputação, embora sem dúvida elas são extremamente deliciosas. A partir de agora podemos acrescentar que as pipocas de milho também são saudáveis e não são prejudiciais quanto são alegadas. Na verdade, elas ocupam um dos primeiros lugares no ranking dos alimentos saudáveis. Vamos mais longe. Você acha que elas podem competir com as frutas? Elas têm tantos benefícios que podem ofuscar o ícone da dieta saudável?

Resultado de imagem para pipoca de milho

 Quem tem respostas a estas e outras questões é o pesquisador Joe Vinson, do Departamento de Química da Universidade de Scranton, Pennsylvania, USA. Parece que os petiscos mais consumidos nos cinemas o colocaram um rótulo errado. As pipocas de milho apresentam uma maior concentração de polifenóis do que as frutas, passas e vegetais, já que estão menos diluídos em água. Isto é, poderíamos afirmar que a pipoca tem grande poder antioxidante e, portanto, são tão saudáveis e nutritivas como as frutas frescas. Mas para colher seus benefícios, não adicione gorduras pouco saudáveis, sal ou açúcar.

Da mesma forma, Dr. Vinson assinalou que a pipoca não pode substituir frutas e vegetais frescos em uma dieta saudável. Frutas e verduras contêm vitaminas e outros nutrientes que são essenciais para uma boa saúde, mas que faltam na pipoca.

O estudo, que foi apresentado na Universidade Americana de Química, apresenta um outro fato revelador: a maior parte dos benefícios da pipoca de milho, incluindo polifenóis e as fibras, se encontram na pele. Justamente na casca marrom que cobre o grão e que tende a manter o paladar ou a ficar entre os dentes. A vantagem de consumir esse petisco é que comemos todo o grão sem processar, ao que devemos adicionar o seu efeito saciante e baixa ingestão calórica, desde que não carreguem outros aditivos. Para não mencionar o prazer que temos em lhes comer quando sentamos no sofá para desfrutar de um bom filme.

No entanto, desde a ótica nutricional, influi e muito a forma de como preparar as pipocas. É necessário seguir algumas recomendações para colher seus benefícios, como não adicionar gorduras pouco saudáveis, sal ou açúcar. Também não se deve escolher as embalagens prontas para micro-ondas, uma vez que geralmente contêm o dobro de gorduras hidrogenadas e sal.

pipocas de milho

Então, qual é a melhor maneira de consumir a pipoca? O método mais rápido e saudável, é a utilização de uma máquina de ar quente, que infla o milho sem o uso de qualquer gordura. Pode-se também usar o micro-ondas: coloca-se o milho numa vasilha de vidro, adiciona água apenas para cobrir os grãos; tampa a vasilha com papel filtro, fazendo alguns furos; o micro-ondas é desligado logo quando parar pipocar; pode-se adicionar especiarias a gosto. Uma outra alternativa é fazê-los em uma panela com algumas gotas de azeite de oliva. Em vez de adicionar sal ou açúcar pode melhorar o seu sabor com especiarias como orégano ou canela.

Fonte: DesenvolvimentoRural/Agroalimentando

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>